A partir da recente publicação em português da obra Desafetação e reutilização eclesial de Igrejas - Linhas orientadoras, convidamos a tradutora Isabel Alçada Cardoso, P. António Ary SJ, especialista em direito canónico, e Gastão Cunha Ferreira, arquiteto com extenso currículo na área da recuperação de igrejas históricas, para falarem sobre normas arquitetónicas a partir da prática de intervenção.
Gastão da Cunha Ferreira
Com mais de 50 anos de experiência, trabalhou em Portugal com os ateliers de Sena da Silva, António Teixeira Guerra, MC arquitectos e Carlos Ramos. No Brasil trabalhou com Luiz Paulo Conde no Rio de Janeiro e com Joaquim Guedes em São Paulo. Em 1980 associa-se ao Gabinete de Arquitectura Urbanismo e Planeamento (GAUP), e em 1983, fundou a GF Arquitectos. Em 1991, conclui o Curso Geral de Gestão da Universidade Nova de Lisboa. Desempenha cargos de direção e administração, destacando a sua experiência como projectista no ensino e na formação, nomeadamente em iniciativas de carácter profissional, cultural e institucional, como a Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Tem um interesse particular na área do golfe, coordenando diversos projectos relacionados com este desporto, prestando assessoria à Federação Portuguesa de Golfe; e é sócio fundador do Clube de Golfe Arquitectos, no qual tem assumido cargos directivos. É consultor da CBA - Cross Border Associates desde outubro de 2014, para as áreas de Arquitectura e Grandes Projectos, e é atualmente Sócio Gerente de Cunha Ferreira Arquitetos, firma de arquitetura constítuida em 2017.
Isabel Alçada Cardoso
Doutoranda do Istituto Patristico Augustinianum em Roma em ordem à obtenção do grau de doutor em Teologia e Ciências Patrísticas. Tem Diploma de Estudos Avançados em Teologia Sistemática e Mestrado Integrado em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP. Licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. Frequentou o Master Universitário e os Cursos Integrativos de Architettura e Arti per la Liturgia, no Pontifício Instituto Litúrgico do Pontifício Ateneu S. Anselmo, o Curso de Iniciação às Antiguidades Cristãs, no Pontifício Instituto de Arqueologia Cristã, ambos em Roma, e o Curso Intensivo Archeologia e Geografia della Terrasanta, promovido pela Faculdade de Teologia de Lugano e pela Faculdade Teológica da Itália Setentrional em colaboração com o Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém, em Israel.
P. António Ary SJ
Nasceu em Lisboa, onde se licenciou em Direito, em 2005, ano em que entrou na Companhia de Jesus. Ordenado padre em 2016, depois dos estudos de Filosofia e teologia, especializou-se em direito canónico, tendo obtido o segundo grau canónico em 2018 e concluído o doutoramento em 2022, com uma tese sobre o exercício da autoridade na Igreja e a sua submissão à lei. Atualmente é auxiliar do Provincial dos jesuítas portugueses e ensina direito canónico na Universidade Católica Portuguesa.
P. João Norton SJ
Jesuíta desde 1990, João Norton é licenciado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Completou a sua formação na Companhia de Jesus com uma especialização em Estética e Filosofia da Arte em Louvain-la-Neuve, e em Teologia da cultura, em Paris, com uma tese sobre "a crise moderna da arte sacra”. É atualmente assistente convidado da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. É escritor em residência na Brotéria desde 2011.
Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico
O Seminário de Arquitetura e Espaço Litúrgico aborda temas fundamentais sobre as origens e a história recente da arquitetura religiosa, os elementos do espaço litúrgico e a sua organização. Numa sessão por mês são apresentados diversos projetos de igrejas e analisadas questões referentes à de função litúrgica, de expressão e significado derivados da arquitetura, processo de encomenda do projeto e relação com a comunidade. No programa deste ano são analisados casos concretos de reabilitação e de igrejas recentes ou ainda em projeto.
Parceiros