Oferecer à Brotéria 1% do vosso IRS é fácil e não custa nada

A Brotéria pode ser escolhida para a consignação de 1% do IRS em Portugal. Aqui explicamos como se faz.

 

A consignação do IRS permite encaminhar uma parte do imposto que seria a favor do Estado para uma entidade ou associação à sua escolha — sem qualquer custo. O Estado abdica de 1% do seu IRS e envia estes 1% já liquidados para uma entidade beneficiária. O seu reembolso não será afetado: não receberá menos nem pagará mais. E pode contribuir para manter as nossas portas abertas e a casa viva.

A entrega do IRS 2025, referente aos rendimentos de 2024, é feita entre 1 de Abril e 30 de Junho de 2025, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte. Ainda assim, a partir de dia 1 de Janeiro, é possível escolher previamente a instituição a quem pretende consignar o seu IRS no Portal das Finanças, mesmo antes da entrega da sua declaração. Para isso basta clicar neste link. Se ainda não o fez, a partir de 1 de abril terá de adicionar o Número de Identificação Fiscal (NIF) da entidade a quem pretende fazer a consignação na entrega da sua declaração de IRS.

 

Consignação numa declaração não automática

No Portal das Finanças, na opção “Entregar IRS” terá que entregar a declaração de rendimentos (Modelo 3). Na secção Rosto, verá, do lado esquerdo, o quadro 11 e aí terá que:

+ selecionar o campo 1103 — Instituições culturais com estatuto de utilidade pública
+ selecionando a opção IRS
+ escrever o NIF da Brotéria 503 312 070

 

Consignação numa declaração automática

Caso tenha IRS automático, na área “Pré-Liquidação":

+ assinalar a opção "Consignar 1% do IRS"
+ escolher a 4ª opção — Instituições culturais com estatuto de utilidade pública
+ na Entidade Beneficiária escrever o NIF da Brotéria 503 312 070